sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Continuando - Relatos de viagem... De Toulouse para Perpignan e no meio ANDORRA...

De Toulouse para Perpignan e no meio ANDORRA...


Há muitos anos quiz conhecer ANDORRA não foi possível.. então, após nossa visita curta a TOULOUSE, achamos por bem ir até aquele Principado e ver como era aquela cidade-estado tão comentada.


Andorra-a-Velha é a capital do principado de Andorra e está localizada nos Pirenéus Orientais, entre a Espanha e a França. É também a sede de uma paróquia de Andorra com o mesmo nome (12 km²) onde situa-se também o povoado de Santa Coloma d'Andorra. É banhada na sua margem direita pelo rio Valira.


A população da cidade é muito diversa: espanhóis (43%), andorranos (33%), portugueses (11%), franceses (7%) e outros (6%). O catalão é a língua oficial em todo o principado, se bem que o castelhano e o francês sejam também falados. A maioria dos habitantes é de religião cristã católica.


As principais atividades econômicas são o turismo e o comércio. Este último é essencial na ecomomia do principado (as marcas internacionais têm em Andorra isenção de impostos). No sector secundário, as principais produções são as de móveis e bebidas alcoólicas (brandy e anis, em especial).


O local de Andorra-a-Velha tem sido povoado desde pelo menos a era cristã e tem sido a principal cidade de Andorra desde 1278, quando os co-príncipes francês (o Rei) e espanhol (o Bispo de Urgel) tomaram posse deste principado e partilharam a soberania. Em 1993, a primeira constituição do país que estabeleceu uma democracia parlamentar, cujos poderes executivo, legislativo e judicial estão localizados em Andorra-a-Velha. Nesse ano, Andorra torna-se membro das Nações Unidas.


Fonte: Wikipedia.


OBS: Depois de algumas horas em visita aquela cidade-estado, nós seguimos viagem para Perpignan... Como estava muito claro, pois apesar das 22 horas, o sol ainda presente, pegamos a estrada. Esta bastante sinuosa mas bem sinalizada............. chegamos ao nosso destino por volta da meia-noite.

2 comentários:

Eu disse...

Que bom passear ! E conhecer tantos lugares diferentes !
Aproveitem e não deixe a gente sem fotos do passeio viu ?

Abraco,
Susana

Liliane de Paula disse...

Francy/Carlos, e as estradas são "boas" e bem sinalizadas como as daqui?(risos)quedeusmeperdoeacalúnia.
Liliane

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...