quarta-feira, 7 de outubro de 2009

CÓRDOBA - ESPANHA



Córdoba é uma província da Espanha e uma das oito províncias que compõe a comunidade autónoma da Andaluzia. Sua capital é Córdova, cidade antiquíssima, onde se encontra uma famosa catedral.

É uma cidade média, com um núcleo antigo que foi declarado Património da Humanidade pela Unesco. A cidade viveu uma grande transformação urbana com o enterramento dos caminhos de ferro e a integração do rio Guadalquivir na vida da cidade, uma construção longamente desejada.

A cidade é um centro de comércio, muito ligado a produtos agrícolas, nomeadamente à azeitona e aos citrinos, mas também a produtos industriais, como a cerveja, a maquinaria e os têxteis.

Em meados do século IX era a cidade mais povoada do mundo, e uma das primeiras a ter iluminação pública.
Madinat al-Zahr, ou em português Medina Al-Azhara (nome árabe مدينة الزهراء (Madīnat al-Zahrā)', que significa "a cidade de Zahra"), era uma cidade palatina ou áulica localizada a cerca de 5 km de Córdoba, em direção oeste, junto do Monte da Desposada.
A sua construção começou no ano de 936 d.C. a mando de Abderramão III, primeiro califa do Al-Andalus, e os principais motivos da sua construção foram de índole político-ideológica: a dignidade do califa exige a fundação de uma nova cidade, símbolo do seu poder, a imitação de outros califados orientais, sobretudo para mostrar a sua superioridade sobre os grandes inimigos, os fatímidas de Ifriqiya, a zona norte do continente africano. Além de oponentes políticos, eram também no plano religioso, já que os fatímidas, xiitas, eram inimigos dos omíadas, majoritariamente do ramo islâmico sunita.
Outro motivo apontado foi a construção da medina em honra da mulher de Abderramão III, Al Zahra.
Viria a ser destruída e saqueada em 1010 por ocasião da fitna que levaria ao colapso do Califado. Este ataque riscaria a cidade do mapa durante quase um milénio.
Actualmente prosseguem os trabalhos de escavação e recuperação da cidadela, iniciados em 1911 e actualmente subsidiados pelo governo espanhol, encontrando-se ainda apenas menos de 10% a descoberto.
As obras começaram em 936, a cargo do mestre alarife Maslama ben Abdallah. Em 945 ocorreu o translado da corte a esta cidade, que nesses momentos conta com a mesquita Aljama (941), embora a casa da moeda não se translada até 947-948. Porém, as obras prolongam-se até o reinado de Alhakam II, o que explica as similaridades estilísticas entre esta cidade e a ampliação da mesquita de Córdova levadas a cabo por este filho e sucessor de Al-Nasir.
Situa-se nas faldras de Sierra Morena, ao pé da montanha Yebel al-Arus ('Monte da Desposada') e em contato com o vale do Guadalquivir. A topografia em ladeira deste lugar explica a sua disposição em terraços ou níveis, o primeiro dos quais corresponde à zona residencial do califa, seguido pela zona oficial (casa dos vizires, corpo de guarda, salão rico, dependências administrativas, jardins...) para finalmente albergar a cidade propriamente dita (moradias, artesãos...) e a mesquita Aljama, separadas dos dous terraços anteriores por outra muralha específica para isolar o conjunto palatino.
Frente à ideia labiríntica e caótica característica do urbanismo muçulmano, Medina Azahara apresenta uma planta retangular de aproximadamente 1.500 metros por 750, com traçado ortogonal e uma rede de esgoto e abastecimento de água perfeitamente planejada. É considerada a maior superfície urbana construída de uma vez no Mediterrâneo.

A Catedral de Córdova, também conhecida como Mesquita de Córdova, na Espanha, data do século X, quando a cidade de Córdova atingiu seu apogeu, sob o governo do emir Abderramão III, um dos maiores governantes da história islâmica. Naquele tempo, Córdova era a cidade mais próspera da Europa, ofuscando Bizâncio e Bagdá em ciência, cultura e artes.
A catedral é um exemplo da fusão entre a cultura islâmica e cristã. A mesquita foi consagrada como catedral cristã no mesmo ano em que Córdova foi reconquistada, em 1236.

Fonte: www.wikipedia.com





Um comentário:

Manela Galvão disse...

QUE BONITA CIDADE ONDE ACABARAM DE VISTAR.POIS EU JÁ PERDI VOSSO CONTACTO .MANDEI MSG E ACABEI DE FALAR PARA A HOLANDA E ESTA DELIGADO O TELEFONE.
A PRIMA PEDIU QUE DESSE INFORMAÇÕES DE NÓS.
LEMBREI-ME QUE ESSA ERA A MANEIRA DE VOS CONTACTAR.BEIJOS COM MUITO CARINHO MANELA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...