segunda-feira, 16 de agosto de 2010

5º Dia em Berlim....


5º dia em Berlim – Comeeçamos pela Ilha dos Museus... Que fica no final da Avenida Unter den Linden, dita a mais elegante das avenidas de Berlin. Como são tantos os museus, resolvemos visitar um dos cinco musesus maravilhosos que existem em Berlim, O Museu Pergamon, que é o mais novo, inaugurado em 1930. O que é mais bonito é o Altar de Perérgmo, um monumento enorme que ocupa uma sala inteira.
Desenhado por Alfred Messel e, posteriormente, Ludwig Hoffman, o Museu Pergamon foi construído para complementar o próximo Kaiser-Wilhelm Museum (agora o Museu Bode), que era  muito pequeno para abrigar os artefatos obtidos a partir de escavações alemãs em todo o mundo.
A idéia para o novo museu aconteceu em 1907 e a conclusão foi de 20 anos - 1910-1930.  Foi inaugurado durante um dos períodos mais turbulentos da Alemanha, e posteriormente foi em grande parte destruída no bombardeio de Berlim na Segunda Guerra Mundial.
Felizmente, muitas das peças tinham sido armazenados em outra parte para manter-se seguro e um número maior de peças do museu foram "emparedados" para proteção.
Muitos itens foram devolvidos no final dos anos 1950, mas, devido às leis de restituição da Rússia, alguns ainda permanecem nos dois museus.
O Departamento de Antiguidades gregas e romanas é geralmente louvado como a parte mais maravilhosa do museu. Construído em Pergamon, na Ásia Menor, como um altar de Zeus, a estrutura gigantesca é a peça central do museu.

Portão de Ishtar é a fachada da sala do trono do rei Nabucodonosor. Existe também um modelo da Torre de Babel na Sala da Babilónia. Lá no mesmo edifício ainda existe o Museu de Arte Islâmica, focado principalmente no Oriente Médio, incluindo Egito e  Pérsia, as características da arte a partir do oitavo ao longo dos séculos até o XIX.  Os visitantes poderão ver decorações de arquitetura, cerâmica, jóias, metais, esculturas em madeira, tecidos e obras de caligrafia. Mas nós não visitamos essa parte.
Na Avenida Unter den Linder, ficam inúmeros edifícios importantes, inclsuive a Universidade Humboldt e lá também entramos, mas estavam em férias e somente aberta a lojinha de vendas dos produtos “da universidade”... quero dizer: pequenas lembranças....
Depois dessa visita ao Museu Pergamon, era hora do “lunch” e lá fomos nós a Galerias lafayette, a única que existe na Europa, fora da França. É muito bonita, vale a pena a visita e às várias ilhas de alimentação e escolhemos a dos “peixes”... compra-se no peso e eles preparam: grelhado com batata souté... uma delícia....
Esse era o dia do nosso Décimo Segundo Aniversário de Casamento: Bodas de ÔNIX... e o nosso presente mútuo: viagem a Berlim....

 Em frente a Humboldt Universidade.
 Carlos em frente a Univ.Humboldt e uma feira de livros.
 Eu no Hall da Universidade.
 Nós no velotaxi procurando os Museus...
 Carlos em frente ao Pergamon Museum...
 Eu....
 Carlos no Hall da Universidade Humboldt...
 Carlos dentro do Museu  Pergamon.
Dentro do Museum...

Na Porta de Ischtar, Babilônia..Museum Pergamon...
Na Porta de Ischtar...
No Altar de Pérgamo...
Em frente a Galarias Lafayette na Friedrichstrasse..
Carlos, idem.....

Um comentário:

Ana Maria Braga disse...

como é bom viajar e conhecer novas culturas!! Adorei o post. Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...