sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O FILME: COMER, REZAR, AMAR....

Assistimos o filme e gostamos bastante, até porque nos remeteu ao nosso passeio em setembro deste ano de 2010 a BALI, justamente em UBUD, onde se passaram todas as cenas de AMAR....

 Comer Rezar Amar

titulo original: (Eat Pray Love)
lançamento: 2010 (EUA)
direção: Ryan Murphy
atores: Julia Roberts , James Franco , Billy Crudup , Viola Davis , Javier Bardem
duração: 133 min
gênero: Drama
status: em cartaz

A história autobiográfica fala sobre Liz que, apesar do sucesso profissional e pessoal, sente-se vazia. Para se preencher, a escritora decide reencontrar os seus prazeres perdidos, como o gosto pela boa comida. Ou o conforto de uma religião, principalmente uma exótica para os ocidentais. Por isso, ela escolhe visitar a Itália e Índia, respectivamente. A Indonésia é escolhida para que Liz possa se reencontrar com um guru, que tinha previsto que ela voltaria. Mas lá ela encontra o terceiro caminho desse tripé, ao conhecer Felipe. Javier Bardem até se arrisca em algumas palavras e expressões em português, como “falsa magra”, mas sempre escorrega no sotaque.

Além dessa história de redescoberta, o filme se baseia também em boas histórias laterais que enriquecem o caminho de Liz – e alongam o filme, talvez um pouco além da conta. Na Itália, ela conhece um grupo que a adota, levando-a para restaurantes e até para casas de campo, onde passam o feriado de Ação de Graças. É na Itália que ela começa a aprender a relaxar e a alegria de não fazer nada – o famoso dolce far niente.

Na Índia, ela conhece Richard (Richard Jenkins), um texano que implica com o seu jeito, até que se torna seu amigo e uma espécie de mestre, mesmo com pouca relação com a religião. Na Indonésia, ela reencontra o seu verdadeiro guru, que propõe que ela encontre o equilíbrio entre o prazer e a censura. Também em Bali, ela é apresentada para uma curandeira, que, junto com a sua filha, são responsáveis pelo momento mais emocionante do longa.
           
Ponto fora da curva de todo o longa, os italianos são retratados de maneira caricatural, como já tinham alertados os jornais da Itália. O mesmo não acontece com os indianos, indonésios, nem mesmo com o solitário brasileiro interpretado por Bardem. Aliás, Liz elogia “os brasileiros”, por serem amáveis. E o filme homenageia a música nacional, com citações como o “Samba da benção”, aquele que diz que “é melhor ser alegre que ser triste”.
Talvez porque o filme seja em primeira pessoa, com Gilbert contando as suas próprias experiências na passagem por essas três diferentes culturas, e suas reações a cada uma delas, vemos que o filme não se trata de um manual de auto-ajuda. Ela mesma refuta seguir à risca os ensinamentos hindus quando passa pela Índia, por exemplo. Como se mostrasse que, mesmo as religiões não são – ou não deveriam ser – dogmas impostos, mas sugestões de comportamento.
Mas o maior mérito do longa é não ser direcionado apenas para as mulheres, ou melhor, para esse tipo de mulher que, após conseguir a independência, voltou-se para a casa e, mesmo assim, não consegue encontrar a felicidade. Ele mostra que esse comportamento, essa busca por algo exterior – trabalho, casamento, filhos, etc. – é inócua. “Comer, rezar, amar” é um filme amplo, leve, que vai fazer a alegria delas e, até mesmo, deles.   
"Comer, rezar, amar’ é filme direcionado para elas e eles.

Julia Roberts faz o papel da autora do livro homônimo, Elizabeth Gilbert.
Javier Bardem interpreta o seu par romântico, o brasileiro Felipe.

Fonte: Ronaldo Pelli Do G1 RJ.

5 comentários:

Ana Maria Braga disse...

Assisti ao filme e gostei.
Otimo final de semana. Bjs

Liliane de Paula disse...

Tenho outros na fila para assistir.

Starchild Anelise disse...

Eu, é a primeira vez que entro aqui, achei este blog maravilhoso. Pessoas que compartilham suas experiências. Voces estão de parabéns pela beleza dos detlahes de cada coisinha que voces fazem bem como as coisas que falam... Que Deus ilumine seus passos e o Senhor das Estrelas(Jesus) seja o seu guia... abraços meus.. Feliz Natal e um 2011 com muita harmonia... Meus nenens mandam miaus...estou agora participando do sorteio...Tenho orkut e facebook mas não tenho Blog...sinto muito.

Anônimo disse...

meu email anelissy@gmail.com e orkut aninha filha das estrelas....

Anônimo disse...

deu pane aqui eu entrei como anonimo mas eu sou a Starchild Anelise...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...