terça-feira, 19 de julho de 2011

QUINTA DA REGALEIRA....SINTRA - PORTUGAL.....


Carlos e eu...

Capela.....

Rosa e Carlos Ferreira...

Poço da Iniciação....

Carlos ferreira descendo no Poço da Iniciação...

Rosa e eu....

Gruta da Leda....

Porta de entrada da Gruta da Leda...

Rosa e Carlos Ferreira....ao fundo o Palácio....

Torre da Capela...

Bouganville da Fundação Ultursintra...

Um lindo tom de azul nas flores do caminho....

Frontaria do Palácio...


Situada em pleno Centro Histórico de Sintra, classificado Património Mundial pela UNESCO, a Quinta da Regaleira é um lugar com espírito próprio. Edificado nos primórdios do Século XX, ao sabor do ideário romântico, este fascinante conjunto de construções, nascendo abruptadamente no meio da floresta luxuriante, é o resultado da concretização dos sonhos mito-mágicos do seu proprietário, António Augusto Carvalho Monteiro (1848-1920), aliados ao talento do arquitecto-cenógrafo italiano Luigi Manini (1848-1936).

António Augusto Carvalho Monteiro (1848-1920), conhecido também como Monteiro dos Milhões nasceu no Rio de Janeiro em 1848, filho de pais portugueses. Herdeiro de uma grande fortuna familiar, multiplicada no Brasil com o comércio de cafés e pedras preciosas, que cedo lhe permitiu embarcar para Portugal. Licenciado em Leis pela Universidade de Coimbra, Monteiro foi um distinto coleccionador e bibliófilo, detentor de uma das mais raras colecções camonianas. Homem de cultura que, decerto, influenciou e determinou parte bastante substancial do mistério simbólico e iconográfico do palácio que mandou construir na sua quinta, situada na encosta da serra de Sintra, o Palácio da Regaleira.
Carvalho Monteiro era conhecido pela imprensa da época pelo seu carácter, simultaneamente, altruísta e excêntrico, de que é exemplo o famoso Leroy 01, 'o relógio mais complicado do mundo'.
Carvalho Monteiro manda também construir o seu túmulo no Cemitério dos Prazeres ao mesmo arquitecto que construiu a Quinta da Regaleira, Luigi Manini. A porta do jazigo, também ele recheado de simbologia, era aberta com a mesma chave que abria a Quinta da Regaleira e o seu palácio em Lisboa, na Rua do Alecrim. O jazigo, localizado do lado esquerdo na alameda de quem entra no Cemitério, ocupando uma área com o lugar, o tamanho e a forma do secretário num templo maçónico, referenciando a igreja como oriente, ostenta múltipla e variada simbologia. A porta tem uma abelha gravada na aldraba, carregando uma caveira. A abelha, diligente e trabalhadora, representa o maçom no seu esforço organizado. O gradeamento, que podemos ver nas traseiras do jazigo, ostenta a simbologia do vinho e do pão, o espírito e o corpo. Corujas, símbolo de sabedoria, ornamentam o jazigo, assim como as papoilas dormideiras, que simbolizam a morte.
Fonte: Wikipedia e Google.


Situados a 700 metros do centro histórico.
Rua Barbosa du Bocage
2710 - 567 Sintra - Portugal
Telef.: 21 910 66 50
Fax: 21 924 47 25
E-mail:
regaleira@mail.telepac.pt 
Website: www.cultursintra.pt


Saímos ontem de Olhão e viemos para Cascais/Estoril. Ao chegarmos fomos ao Shopping Colombo, no bairro do Colégio Militar e hoje fomos a Sintra. Estamos em casa de amigos.

7 comentários:

Ana Maria Braga disse...

quantos lugares lindos!! Sintra e Estoril são lindos. E estar com amigos melhor ainda. Beijos

Angela disse...

Que lindas fotos. Conheci Sindra ainda criança e infelizmente nao me lembro de muito. Mas tenho fotos e recordaçoes de lá. Preciso voltar para este lindo lugar.
Beijos querida amiga e uma ótima semana.

O meu pensamento viaja disse...

Fotografias soberbas de um lugar muito especial.
Já não vou a Sintra há muitos anos, embora ache que é um local mágico.
Espero que continue a divertir-se.
Beijo,
Nina

Liliane de Paula disse...

Vi sim as fotos, Francy. Estavam no computador e que no final de semana deu tilt. O "santo" Lima veio 2ª feira e ainda não configuroutudo aqui. Tô enrolada pq o computador continua travando, emperrando.

Liliane de Paula disse...

Vi sim as fotos, Francy. Estavam no computador e que no final de semana deu tilt. O "santo" Lima veio 2ª feira e ainda não configuroutudo aqui. Tô enrolada pq o computador continua travando, emperrando.
Liliane

Anônimo disse...

Vi sim as fotos, Francy. Estavam no computador e que no final de semana deu tilt. O "santo" Lima veio 2ª feira e ainda não configuroutudo aqui. Tô enrolada pq o computador continua travando, emperrando.
Liliane

Graça Pereira disse...

As imagens são deslumbrantes...apetece ficar por ali por tempo indeterminado...
Vejo que aproveitaram o bom tempo. Divitam-se. Bjs
Graça

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...