quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O BOLERO DE RAVEL, NA PRAIA DO JACARÉ...EM CABEDELO...



Bar e Restaurante Bombordo...



















O sol começa a descer por trás da vegetação da ilha da Restinga, na outra margem do rio Paraíba, colorindo o céu de amarelo, laranja e lilás. Então se ouvem os primeiros acordes do "Bolero", de Maurice Ravel. É assim o pôr-do-sol da praia do Jacaré, em Cabedelo (Grande João Pessoa), que cativa turistas como se fosse um monumento histórico famoso.

Jurandy do Sax, codinome de José Jurandy Félix, 49, que ganhou notoriedade por tocar o "Bolero" no saxofone, apresenta-se no bar Golfinho, na entrada da praia do Jacaré que, na verdade, é banhada pelo rio Paraíba.

Segundo Jurandy, a tradição de tocar o clássico de Ravel ao pôr-do-sol na praia do Jacaré surgiu há cerca de 20 anos, quando um grupo de amigos estava escutando a trilha sonora do filme "Retratos da Vida", que traz a música.

Jurandy realiza a performance, de cerca de 20 minutos, diariamente. Partindo de uma canoa, com um remador, de um píer vizinho ao do bar, ele solta as primeiras notas quando passa em frente ao Golfinho.

A novidade agora é a participação de um violino, que encontra o sax quando Jurandy desembarca no píer do bar. Os dois então são acompanhados, do palco, pela banda, que conta com bateria, guitarra e baixo.

Jurandy ainda tenta ingressar no "Guinness Book" (livro dos recordes) como o músico que mais vezes executou o "Bolero". "Já fiz 1.700 apresentações", contabiliza.

Para ver e ouvir, clique no link ( video do Youtube)
Depois do "Bolero", Jurandy toca "Asa Branca", de Luiz Gonzaga, e "Meu Sublime Turrão", de Genival Macedo, espécie de hino não-oficial da Paraíba.

Fonte : AUGUSTO PINHEIRO
Colaboração para a Folha de S.Paulo, na Paraíba.

Fotos: by Francy e Carlos Guttierrez.

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Que passeio legal.
E as fotos, lindas.

Ana Maria Braga disse...

Já vi o bolero de ravel e adorei demais. Muito lindo.
Otimo dia. Bjs

O meu pensamento viaja disse...

João Pessoa esta nos meus planos para uma visita.
As fotos estão fabulosas e mostram toda a magia do lugar.
Beijo

Atelier Decor blog disse...

Esse pôr-do-sol é demais. Me fez lembrar umas férias ótimas que tive aí. Besos desde Madrid!

Michelle & Atelier Decor team
http://atelierdecor.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...