quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

FALANDO AINDA SOBRE HONG KONG....

Como o meu antigo computador deu um "tilt", eu perdi tudo o que havia nele... inclusive sobre a nossa viagem a China, principalmente a Macau e Hong Kong...Eis que encontramos no Google muito para mostrar....


HONG KONG,  está localizado na costa sul da China, a 60 km a leste de Macau, no lado oposto do delta do Rio das Pérolas. É cercada pelo Mar da China Meridional, a leste, sul e oeste, e pelas fronteiras da cidade de Shenzhen e Guangdong, ao norte sobre o rio Shenzhen. O território de 1.104 km² de área é constituído principalmente pela Ilha de Hong Kong, Lantau, Península de Kowloon e os Novos Territórios, bem como cerca de 260 outras ilhas.[14] A área total é 1.054 km² de terra e 50 km² de água.

Como muito do terreno de Hong Kong é  montanhoso, com declives acentuados, menos de 25% da crosta terrestre do território é desenvolvido e cerca de 40% da área restante está reservado para parques e reservas naturais.[15] A maior parte do território de desenvolvimento urbano consiste na Península de Kowloon, ao longo da borda norte da Ilha de Hong Kong e em assentamentos espalhados por todos os Novos Territórios. A maior elevação do território está em Tai Mo Shan, a uma altura de 958 metros acima do nível do mar. Ao longo de Hong Kong, a linha da costa irregular e curvilínea também proporciona-o com muitas baías, rios e praias.


Hong Kong é a quinta maior região metropolitana da RPC por população. Considerada como uma dependência, Hong Kong é um dos países/dependências mais densamente populadas do mundo, com uma densidade geral de mais de 6,2 mil pessoas por km². Hong Kong possui uma taxa de fecundidade de 0,94 filhos por mulher,[21] uma das menores do mundo, e muito abaixo dos 2,1 filhos por mulher necessários para manter o nível de população igual. No entanto, a população está em constante crescimento devido à imigração de cerca de 45 mil pessoas por ano vindas da China continental.

Apesar da densidade populacional, Hong Kong foi relatada como uma das cidades mais verdes da Ásia. A maioria das pessoas moram em flats e arranha-céus. O espaço aberto restante é geralmente coberto por jardins, florestas e arbustos. Cerca de 60% da terra é designada como parques e reservais naturais. Caminhar e acampar são atividades externas populares nos parques localizados nas montanhas de Hong Kong. A longa e irregular costa de Hong Kong também oferece baías e praias para os habitantes da região. A preocupação com o meio ambiente está aumentando, já que Hong Kong também se classifica entre as cidades com o ar mais poluído do mundo. Estima-se que 70% a 80% da poluição do ar da cidade venha do outro lado do delta do Rio das Pérolas, da China continental.
Nas passagens entre os edifícios...



 



No aeroporto a espera da partida....
 
Dando um tempo ás fadigas....
 Além dos inúmeros shopping centers, uma outra coisa nos chamou a atenção: saindo das estações de barcos, trens ou metros, passadeiras que adentram os edifícios para que as pessoas passem sem pegar chuva ou para abriga-las também do frio.... curiosidade satisfeita por um lindo garoto que trabalha no Hotel Empire em Wan Chai onde ficamos... Sobre Wan Chai é outra história...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...