segunda-feira, 26 de março de 2012

CATEDRAL METROPOLITANA DE MONTEVIDEO...


A Catedral Metropolitana de Montevidéu é a principal igreja católica da cidade de Montevidéu, capital do Uruguai. A catedral localiza-se bem em frente ao Cabildo de Montevidéu, diante da Plaza de la Constitución, na ciudad vieja. construída em 1720, durante as obras de fortificação do porto de Montevidéu realizadas pelo governador Bruno Mauricio de Zabala, governador espanhol em Buenos Aires à época do reinado de Filipe V de Espanha. Durante as obras, realizadas com mão-de-obra de índios tapes trazidos das missões jesuíticas, foi erguida uma primeira igrejinha, muito modesta, considerada a antecessora histórica da atual catedral. Essa primeira matriz ruiu parcialmente em 1788. A pedra fundamental foi lançada no dia 20 de setembro de 1790, não sendo conhecido exatamente quem foi o autor do projeto.................
.A igreja, ainda inacabada, foi danificada por fogo de artilharia em 1807, na época da invasão inglesa do Rio da Prata. As duas torres que flanqueiam a fachada só foram terminadas na década seguinte, por volta de 1818.
Em 1858 foi feita uma grande reforma pelo arquiteto Bernardo Poncini, que modificou a fachada principal. O edifício foi restaurado em 1903 e na década de 1940, retirando-se algumas modificações de Poncini. Nessa época foi instalado um relevo escultório de José Belloni no frontão da fachada, representando a investidura de São Pedro por Jesus Cristo.
1870, elevou a igreja a Basílica, reconhecimento de sua relevância religiosa e cultural. Em 1878, com a criação da Diocese de Montevidéu, sob Mons. Jacinto Vera, transformou-se em Igreja Catedral e, em 1897, pelo Papa Leão XIII, em Catedral Metropolitana.



Na praça em frente a Catedral....
 
                                                          Chafariz em frente a Catedral...
Mosaico da nave central...

Fonte: Wikipedia.

2 comentários:

O meu pensamento viaja disse...

Liiinda!!

Conheço, não.

Beijo

Ana Maria Braga disse...

Hum, deve ser mesmo muito linda essa catedral. Gostei da historia que vc. relatou no começo do post. Vivendo e aprendendo.
Otimo dia. Bjs, Francy.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...