sábado, 25 de agosto de 2012

AINDA EM VENEZA..............

Ontem, depois do nosso Café da Manhã no NOVOTEL VENEZIA MESTRE CASTELLANA, www.guglielmo.biz  saimos para pegar o ônibus H1 em direção  a Piazzale Roma, que é para onde todos convergem, se querem ir a Veneza... 20 minutos e lá chegamos...

Em seguida pegamos o Vaporeto para a Piazza  San Marco, 12 minutos... tráfego intenso... gente a mais... tudo cheio: praças, ruas, vaporetos, museos fechados, algumas igrejas idem, mas, vale a pena pela festa. Tanta gente junta e as águas querendo invadir as praças e ruas... Chineses a mais, até no Novotel..... mas tudo bem, eles não me incomodam e, tanto o quanto nós, eles adoram fotografar e serem fotografados....

Depois de visitar a Piazza San Marco e arredores, fomos almoçar numa Tratoria muito interessante e a comida muito boa... Não muito barato, mas valeu a pena cada cêntimopela comida em si e pelo excelente atendimento, apesar do restaurante estar bem cheio...

Spaghetti com frutos do mar...

Passamos novamente pela Piazza San Marco, tomamos um café em outro lugar e toca a andar... saimos pela Calle Dei Fabri, passamos pela Igreja de San Salvador, Igreja de Santa Maria della Fava, San Bartolomeu, Ponte do Rialto, CP S. Cassiano, CP Mater Domini, quase todas as Igrejas estavam fechadas e as que não estavam entrávamos e nos sentávamos para descansar, pois o caminho é longo... depois de quase 3 horas andando, chegamos à Estação Ferroviária...

Aqui em Veneza quando em 1991, ficamos num pequeno hotel, do qual gostamos muito e queria mostrar ao Marido. É o Albergo Santa Lucia, que fica na Calle de La Misericordia, 358, do mesmo lado da Estação e duas ruas à esquerda... Claro lá não estava mais aquela senhora que nos atendeu, e sim uma jovem que deve ser a neta dela, não perguntei, mas a achei muito parecida... e me senti muito bem em lá retornar. E agora lá não ficamos porque não tem estacionamento e nós estamos de carro...
Calle de La Misericordia....
Depois dessa visita, fomos jantar, bem perto numa outra Tratoria. Tratoria Bella. Muito antiga, com uma música suave e boa comida...

Pelas 20:30 hs pegamos o ônibus H2 de volta ao Hotel...

Hoje, novamente pegamos o H1 em direção a Veneza. Chegando lá, pegamos o vaporeto para MURANO, super cheio, mas logo chegamos e toca a andar, olhando as lojas e galerias, mas o nosso interesse era visitar uma fábrica de vidros naquela ilha que eu tanto falava ao Marido. Murano está muito diferente de todas as outras vezes em que aqui estive. Cresceu e modificou bastante. Quem sabe eu continuava com a ideia de uma ilhota cujo atrativo maior eram apenas as fábricas de vidro e quase não haviam lojas. Agora tudo está modificado e bem mais bonito e interessante.

Paramos numa galeria e perguntamos como fariamos para visitar uma fábrica. Logo um senhor se apresentou e disse-nos que teríamos que comprar alguma coisa e só assim poderiamos ver um mestre artesão fabricando peças. E assim o fizemos, compramos uns gatinhos e um sino e em seguida fomos para o interior da loja e pudemos assistir a fabricação francamente artesanal de duas lindas peças do famoso vidro de murano. Um jarro e um lindo cavalo...

Depois fomos almoçar num restaurante indicado por aquele sr. da Loja, de nome Giorgio. A comida excelente e supresa, tivemos um belo desconto na conta do restaurante. Quando lá ainda  estávamos veio o Sr.Giorgio também para almoçar... e veio ter conosco e nos apresentou o proprietário do Restaurante DE VETRAI...
Numa praça em Murano...

Numa rua em Murano...

Murano a caminho do vaporeto...

A seguir pegamos outro vaporeto para conhecer a Sinagoga mais antiga de Veneza. Vale ressaltar aqui que, lemos recentemente o livro de Daniel Silva, um escritor luso-norte americano: O CONFESSOR e lá ele falava sobre essa Sinagoga e sobre a Casa Israelita de Repouso, vizinho do Gueto Novo e de onde muitos judeus na Segunda Guerra Mundial, foram livres de serem assassinados pelos nazi... conhecemos mais um pouco e de logo pegamos novo vaporeto para a Piazzale Roma e o ônibus H2 de volta ao Hotel...

Amanhã,será um novo dia e uma nova rota a ser seguida...