segunda-feira, 13 de agosto de 2012

ALJEZUR E PRAIA DO MONTE CLÉRIGO....NA COSTA VICENTINA...

ALJEZUR é uma terra de origens remotas, cuja antiguidade é atestada pelos muitos vestígios arqueológicos que têm sido encontrados.

O seu território é habitado desde os tempos pré - históricos.

Aljezur foi fundado no século X pelos árabes que aqui permaneceram durante cinco séculos até à conquista cristã e aqui deixaram importantes marcas tais como o castelo, a sua cisterna, a toponímia, como muitas lendas e histórias populares.

No século XIII, no reinado de D.Afonso III, Aljezur foi definitivamente tomada aos mouros por D.Paio Peres Correia.

Aljezur passa a ter foral a partir de 12 de Novembro de 1280, concedido pelo Rei D. Dinis.
Em 1 de Junho de 1504, D. Manuel reformou a Carta Diplomática de D. Dinis, concedendo à vila o título de "Nobre e Honrada".

Em 1725 Aljezur foi profundamente devastada pelo terramoto sofrendo deste modo grandes danos.

O Bispo D. Francisco Gomes de Avelar mandou construir a Igreja da Nossa Sr.ª D'Alva em local fronteiro à vila para que os habitantes se transferissem para aquele local e para ali crescer um novo aglomerado populacional, passando a se chamar a Igreja Nova.

Com uma linha de costa muito rochosa, que por diversas vezes é interrompida por maravilhosos areais que dão nome às diversas praias. Quase todas as praias são a foz das principais ribeiras da região. Junto às praias pode-se observar as imponentes arribas , talhadas de xisto e grauvaques, de cor acentuadamente cinzenta e preta.

Ao Concelho de ALJEZUR pertencem 13  praias, entretanto só tivemos tempo de visitar a Praia Monte Clérigo.....

A Praia do Monte Clérigo é uma praia no concelho de Aljezur e faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Dista cerca 9 km da sede do concelho, sendo uma das mais conhecidas e frequentadas da região. É comprida com uma água limpa e fresca. Rochas grandes com caranguejos.

- Com uma extensão muito grande de areal para o lado norte e com uma extensa parte rochosa a sul, local onde podemos observar diversa vida marinha na baixa-mar desde estrelas-do-mar, caranguejos, camarões, lapas e polvos nas fendas das rochas,vários cardumes juvenis de peixe também é possível ver principalmente de sargos. Há uma parte onde se forma uma pequena lagoa onde se pode encontrar peixes-aranha há que ter muito cuidado.

Esta praia é boa para as crianças e também adultos, pois com maré muito baixa formam-se imensas piscinas. Apesar de esta praia ser algo aberta aos ventos vindos do norte e oeste, nos sues topos já muito abrigados.Entre a estrada e o mar existe um vasto campo dunar. Junto à praia lado sul, existe uma povoação pequena que serve sobretudo a época balneária.

Também muito procurada pelos desportos radicais que proporciona, existem escolas de surf.
O acesso à praia pelo lado norte proporcionamos uma das mais belas vistas panorâmicas que podemos observar em praias de Aljezur. O acesso a esta praia faz-se, na entrada sul de Aljezur, estrada nacional 120, a cerca de 7 km deste cruzamento fica a praia. A orientação é noroeste.

Fonte: Wikipedia....
 

Um comentário:

Maria Alice disse...

Olá!Gostei das fotos e das informações.Me senti lá.Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...