terça-feira, 18 de setembro de 2012

PRINSJESDAG...... OU DIA DA PRINCESA.......

 
Prinsjesdag  é o dia em que a Rainha da Holanda, Rainha Beatrix realiza um discurso aos Senadores e Deputados holandeses em uma sessão conjunta, geralmente realizada no Ridderzaal ou Sala dos Cavaleiros, em Haia.

Troonrede ou Discursos do Trono,  aborda questões relacionadas aos planos e políticas de governo para a sessão legislativa que se abre. O evento é prescrito pela constituição do país em seu artigo 65, que afirma:

Uma exposição sobre a política a ser seguida pelo Governo será dada por ou em nome do Rei antes de uma sessão conjunta das duas Casas do Estado-Geral, que será realizada todos os anos na terceira terça-feira de setembro ou,  em data anterior,  podendo ser prescritos por lei do Parlamento.

Ridderzaal..
 
Trono da Rainha...
 

Assim que a rainha chega ao Binnenhof,  uma banda toca o Het Wilhelmus (Hino Nacional dos Paises Baixos). A Rainha e membros da Família Real saúdam o Real Corpo de Fuzileiros Navais dos Países Baixos, o mais antigo regimento armado dos Paises baixos e sobem as escadarias do Ridderzaal. O presidente do Senado dos Países Baixos preside a sessão conjunta. Pouco antes das 13:00, ele abre a reunião e, em seguida, nomeia um certo número de pessoas entre os membros das duas Casas para escoltar a rainha e seu séqüito. Nessa ocasião, os homens membros do Parlamento usam suas vestes mais formais, enquanto que as mulheres deputadas tentam superar umas às outras com chapéus extravagantes.
Fonte: Wikipedia.

Essa prática do discursos acontece há mais 200 anos...
Palácio  Noordeinde, em Haia, onde vive a Rainha...

Rainha Beatrix...

Princesa Máxima e Príncipe Willem-Alexander....
A Família Oranje-Nassau...

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

A princesa eh linda.
Sim, vou guardar seu porta celular.

O meu pensamento viaja disse...

Já estás de novo na Holanda?
Beijo e bom fim de semana.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...