sexta-feira, 13 de junho de 2014

CASAMENTOS DE SANTO ANTONIO, MARCHAS E ARRAIAAIS ANIMAM LISBOA..


 A tradição lisboeta volta esta quinta-feira a cumprir-se com os Casamentos de Santo António, na Sé de Lisboa, o desfile das marchas populares, na Avenida da Liberdade, e os arraiais de rua nos bairros típicos da capital.

Desde 1997 que a Câmara de Lisboa organiza os Casamentos de Santo António, iniciativa que começou em 1958 pelo Diário Popular na altura intitulada por “Noivas de Santo António”, tendo sido interrompida em 1974 e retomada pela autarquia.

Na 18.ª edição dos Casamentos de Santo António organizados pelo município, irão contrair matrimónio 16 casais, 11 em cerimónia religiosa católica na Sé de Lisboa, às 12h, e cinco em cerimónia civil nos Paços do Concelho, às 14h15.


As celebrações terão também a presença de oito ‘casais de oiro’, que se uniram em 1964 nas antigas “Noivas de Santo António” e que celebram agora 50 anos de matrimónio.
Junto à Sé de Lisboa concentram-se todos os anos centenas de populares para aplaudirem os noivos de Santo António.

Pelas 16h40, os recém-casados irão desfilar de “tuk-tuk” da Rua da Prata até à Estufa Fria, um dos mais importantes espaços verdes da cidade, onde decorrerá pelas 17h20 o copo de água.

Momento alto das festas de Lisboa, a noite de Santo António, que antecipa o feriado de 13 de Junho, leva às ruas da cidade não só lisboetas como também um grande número de visitantes para festejarem e participarem nos arraiais dos bairros tradicionais e assistirem ao desfile das marchas populares na Avenida da Liberdade.

Organizado pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, o desfile das marchas populares arranca às 21h e terá como temática a “Peregrinação”, numa alusão aos 400 anos da obra de Fernão Mendes Pinto, que se aventurou numa viagem marítima ao Oriente.

Este ano, as vinte marchas em concurso são Alfama, vencedora do ano passado, Alto do Pina, Bica, Marvila, Bairro Alto, Madragoa, São Vicente, Alcântara, Beato, Santa Engrácia, Mouraria, Castelo, Ajuda, Graça, Belém, Lumiar, Benfica, Carnide, Campolide e Bela Flor.

Na Avenida da Liberdade vão desfilar também os 32 noivos de Santo António pelas 22h00, a marcha infantil “A Voz do Operário” e a marcha dos Mercados, ambas extracompetição, e, como convidados, elementos do Corso do Carnaval de Torres Vedras, a marcha do Parque das Nações, a Associação de Danças e Cantares Portuguesa Macau no Coração e o agrupamento “O Dragão Embriagado” de Macau.

Após o desfile das marchas, a festa continua noite dentro com arraiais populares por todos os bairros típicos de Lisboa, com muita música popular e onde não falta a tradicional sardinha assada e os manjericos.
Fonte: www.publico.pt 






 


Um comentário:

Liliane de Paula disse...

As roupas das quadrilhas daqui estão chics, também.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...