Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, marquês de Púbol, mais conhecido como Salvador Dalí, foi pintor, escultor, desenhista, escritor e cineasta catalão. Nasceu em Figueres, na região autônoma da Catalunha (território espanhol), perto de Barcelona, em 11 de maio de 1904, e faleceu no mesmo local, no dia 23 de janeiro de 1989.
Aos cinco anos, Dalí foi levado pelos pais para visitar o túmulo de seu irmão, falecido três anos antes de ele nascer. Chegando ao local, os pais lhe disseram que ele era a reencarnação do irmão, fato no qual Dali acreditou durante muitos anos.
Mais tarde, referindo-se ao irmão e à visita ao cemitério, ele diria: "Eu vivi a morte antes de viver a vida. Meu irmão morreu por causa de uma meningite, com a idade de sete anos [...]. Éramos semelhantes a duas gotas de água, mas com reflexos diferentes".
Apesar do pai disciplinador e austero, Dalí foi apoiado pela mãe em sua carreira artística. Ele teria descoberto a pintura em 1916, durante uma viagem de férias à cidade litorânea de Cadaqués, com a família do pintor impressionista Ramón Pichot.
Em 1922, vai estudar em Madrid, na Real Academia de Belas Artes, iniciando sua obra sob a influência da pintura metafísica de Giorgio Chirico e Carlo Carra. Expulso da Academia em 1926, depois de afirmar que ninguém ali era competente para julgar o valor de seus trabalhos, transferiu-se para Paris, onde se ligou ao grupo dos surrealistas.
Entre 1928 e 1931, participou de exposições, publicou livros e realizou dois filmes com Luis Buñuel: Um cão andaluz e A idade de ouro.
Fonte: Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário