Tradição e saudosismo estiveram hoje na realização da prévia carnavalesca Aurora dos Carnavais, um projeto de preservação da memória e encanto dos blocos líricos pernambucanos. Em sua 14ª edição, a festa reuniu 27 representantes desse tipo de agremiação carnavalesca para desfilarem ao lado de uma orquestra de pau e corda regida pelo Maestro Barbosa, na Rua da Aurora, próximo ao monumento Tortura Nunca Mais. A concentração iniciou às 15h30 e foi seguida por um cortejo de flabelos, embalado pela Orquestra Raízes Pernambucanas.
Esse movimento que nasceu com a ideia de valorizar a beleza e o saudosimos dos carnavais dos anos 1930 e 1940, o Aurora dos Carnavais tem, segundo os realizadores, a missão de incentivar os foliões a “sonharem juntos através do colorido das fantasias, do canto e da dança”. Neste ano, o homenageado da festa é o poeta e compositor Romero Amorim, idealizador do projeto, falecido em maio do ano passado. A intenção dos cinco coordenadores escolhidos para substituir o fundador é relembrar e ressaltar a importância de Romero para a perpetuação dos blocos líricos.
Dos 27 blocos que subiram ao palco da Rua da Aurora, dois foram infantis: “Eu quero Maiszinho e Sonho e Fantasia”, primeiros se apresentaram. Em seguida, a programação seguio com Menestréis do Paulista, Lira do Carpina e Edite do Cordão. Desfilaram ainda os mais conhecidos como o Bloco Carnavalesco Misto da Saudade, Flor da Lira, Flabelo Encantado, Bloco das Ilusões, Bloco das Flores, Com Vocêno Coração, Eu Quero Mais e O Bonde. O evento tem o apoio da Prefeitura do Recife, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Grupo de Apoio dos Ritmos Pernambucanos (Garpe).
Tainá é a mascote do bloco COM VOCE NO CORAÇÃO. |
3 comentários:
Era Alana, de blusa rosa?
Maravilha vê e ouvi carnaval.
Muito interessante!
Vejo que o carnaval já mexe!
Beijinhos
Hum, deve ter sido bem legal participar desse carnaval.
Aqui só temos que preste o pre-carnaval, mas acredite se quiser.: nunca fui ver.
Boa semana. Bjs
Postar um comentário